O módulo de arquivos do Avast detectou um vírus e o apagou o arquivo, conforme o print abaixo.
Porém, como o arquivo se encontra na pasta referente ao processador do meu netbook (program files/ASUS), suspeito que seja falso positivo.
Existe algum meio de eu restaurar o arquivo para quarentena ou um procedimento similar seguro de recuperação, que me permita enviar o arquivo pra uma análise de falso positivo?
Infelizmente não é possível pela imagem da captura a opção excluir foi bem sucedida, ou seja,o arquivo é apagado definitivamente sem chance de ser recuperado. Normalmente é recomendado Mover para a quarentena. Verifique as configurações do avast se está definido como padrão.
As minhas configurações do modo arquivo estão exatamente iguais as do seu print, e mesmo assim o Avast excluiu o arquivo, como vimos. Será melhor alterar a config secundária?
Acho melhor utilizar o recurso de exclusões globais,mas não tem como incluir blocos inteiros.
Abra o avast> Configurações do programa> Global Exclusões. Digite o caminho do arquivo. Clique em OK quando tiver terminado. avast não irá digitalizar esses arquivos durante uma verificação manual realizada. Também exclui dos scanners em tempo real.