Olá,
bom, estou tendo certos problemas desde que atualizei meu Avast!.. É o seguinte: já uso Avast! há muito tempo, desde que uso o computador regularmente (2005). Uso Avast! 6.0 Free, e uma vez eu atualizei o programa pra versão mais nova… acho que é 6.00019 algo assim… E desde então eu só tenho tido dor de cabeça!
Possuo um Windows XP SP3, numa máquina com as seguintes configurações (se forem necessárias):
500 GB de HD divido em 4 partições (Windows, Backup, OpenSUSE, Linux-SWAP)
Intel Core 2 Duo E7400 @2.80 GHz
ATI Radeon HD 4650 de 1 GB
Memória de 4 GB de RAM
Eu atualizei e pedi pra reiniciar depois… passei um tempo no PC e desliguei. No outro dia eu liguei o computador e, passado um tempo, o PC reiniciou. Achei realmente estranho! Pensei que fosse algum problema com o hardware (o que é quase impossível, o hardware é novo, de 2009!). Pensei em problema com a placa mãe e fui tentar ligar o Windows novamente. Passado um tempo no PC ele reiniciou. Pensei também que poderia ser um vírus.
Há pouco tempo eu possuía o Linux Mint no meu HD, então loguei nele e passei um tempo lá pra ver se era problema de hardware… Nada… O Linux não desligou nem nada. Achei estranho e fiz de tudo pra tentar limpar o Windows… Fiz um scan com outros programas de malware, mas o PC sempre reiniciava. Tentei até escanear com o Avast, mas reiniciou no meio do scan.
Deixei um pouco de lado, formatei minha partição do Linux, instalei OpenSUSE há pouco tempo, e tentei então resolver os problemas do Windows. Tentei fazer o processo de Restauração, que no início deu certo, mas voltou a reiniciar.
Então, antes da inicialização do Windows eu apertei F8 e selecionei “Desativar reinício automático quando há falha no sistema”.
Achei que estava resolvido, mas agora pouco loguei no Windows e em pouco tempo uma BSOD apareceu, dizendo que o problema parecia ser no arquivo aswSP.sys.
Pesquisei pelo tal arquivo e descobri que é um componente do Avast! que costumava dar muitos problemas na versão 4.8… e pelo jeito voltou a dar problemas na versão 6.0. Não me lembro direito do código de erro, mas ele apontava o aswSP.sys como causador de tudo.
Como farei pra resolver esse problema?