E a solução foi instalar por cima. Até aí tudo bem.
Só que agora a atualização 2014.9.0.2013 para 2014.9.0.2016 está exatamente com o mesmo problema, ou seja, o botão Atualizar (Programa) novamente inoperante.
Fico imaginando se isso vai ser uma constante daqui pra frente ou se haverá uma solução definitiva para o problema.
Não gostaria realmente de ter que desinstalar tudo, reinstalar novamente e ser surpreendido mais uma vez pelo mesmo problema. Creio que algo deva ser feito.
Bem, a minha versão estava na 2013 e vejo que a sua estava na 2015.
Curioso é que não vi nenhuma indicação no logo do avast! na barra de tarefas (Ponto de exclamação) mesmo estando configurado para receber notificações.
De qualquer forma, e agradecendo antecipadamente seu sempre pronto retorno às minhas questões, como sinto que isso pode se tornar uma constante e como não quero ficar baixando e instalando por cima e muito menos deletando e fazendo uma instalação limpa, me falta tempo para tal, tomei uma decisão drástica: usei o avastclear.exe e instalei o Microsoft Security Essential.
Bem mais simples mas o fato é que desde o avast! 4, portanto muitos anos, nunca tive problemas com vírus, malwares, spywares, etc. Navegação consciente eu diria. Nem eu e nem minha filha, quando era menor.
Então acho que posso abrir mão do avast!, mais sofisticado sem dúvida, e passar a ter o anti-vírus da Microsoft integrado ao Win 7.
A própria Microsoft não recomenda. Os laboratórios de testes independentes sempre colocam o MSE em último lugar em detecção/proteção.
Além disso, o MSE será atualizado apenas até o ano que vem, quando então a Microsoft deixará de lançar atualizações.
Eu se fosse você faria uma instalação limpa e continuaria com o avast!
Enfrentei o mesmo problema na atualização da versão 2014.9.0.2013 para a 2014.9.0.2016. Resolvi ligando a “Versão do programa” em Configurações/Aparência/Monitoramento. Após dar OK vai aparecer um ! no ícone na área de notificação do Windows. Voltando para a tarja Estado, aparece uma aviso em laranja dizendo “X Atenção” com um botão “Solucionar tudo”. Clicando nele abre-se a tarja “Atualização” já fazendo a atualização. Só aguardar, reiniciar e está feito.
Apenas uma correção ao post do Tech: o Microsoft Security Essentials deixará de oferecer suporte para o Windows XP somente.
Instalei o MSE e, de fato, ele é bem mais simples que o avast!. Talvez simples até demais.
Suas configurações apenas permitem que o usuário defina um horário diário para receber atualizações e fazer uma verificação automática, esta última podendo ser configurada em até 3 níveis.
O avast!, por outro lado, recebe atualizações várias vezes ao dia, o que bom.
Mas, se nos últimos 15 anos nunca tive problemas com vírus, malwares, spywares, acredito que e peça mais importante em todo esse contexto seja o usuário, e não o anti-vírus, que vem em segundo lugar.
Deixa rolar assim com o MSE. Se em algum momento perceber alguma necessidade particular não atendida, posso retornar tranquilamente para o avast! que utilizo, se me lembro bem, desde a versão 4.
Você terá menos proteção,porque ele nunca saiu bem nos teste comparativos sempre abaixo da média
é o básico,o melhor antivírus é o próprio usuário,mas a escolha é sua,não posso fazer mudar de ideia.