Recentemente, há cerca de cinco ou sete dias mais ou menos, o AVAST começou a desativar sozinho, sem motivo aparente.
Não houve nenhuma mudança na máquina, como instalações de novos programas ou algo do gênero. A única coisa que fiz foi instalar os últimos updates do windows relativos aqueles programas que sequestram o pc, wanna cry e outro que não lembro o nome… acho que Petya… algo assim.
As atualizações foram instaladas no dia 03/07/2017, todas com êxito.
Já vasculhei o pc em busca de virus e usei o próprio AVAST, o ESET (módulo online) e o MALWARE BYTES, mas nada foi encontrado.
O PC fica ligado a noite toda, e quando chego pela manhã, o AVAST está desativado. Após a reativação, em algum momento do dia, sem mostrar nenhuma mensagem, ele desativa, silenciosamente.
Já reinstalei, mandei reparar a instalação, mas o problema persiste.
Não tenho nenhum outro anti vírus ou anti malware residente em memória, somente o AVAST.
Registro limpo, acho que não deixei nada para trás.
(Opcional) Se desejar, salve as suas configurações atuais do Avast para restaurá-las depois (Configurações > Manutenção > Backup).
Desinstale o Avast pelo Painel de Controle (se possível) e reinicie. Se não funcionar, continue como descrito abaixo.
Execute o Avast Uninstall Utility salvo no passo 1 e siga as instruções. Reinicie o Windows no Modo de Segurança, desinstale o Avast e, depois, reinicie no Modo Normal.
Instale o Avast utilizando o programa salvo no passo 2. Registre a sua instalação gratuita ou adicione a sua licença comprada. Reinicie o computador.
Verifique se está tudo funcionando e volte a postar no forum.
Já faz 24 horas que eu reinstalei o AVAST e até agora está tudo OK!
Eu fiz o seguinte:
Criei um BACKUP das minhas configurações para restaurar depois. A forma de fazê-lo está na mensagem anterior. Note que quando você entra em configurações, deve rolar a tela ATÉ O FINAL, pois a opção de backup está na última linha. Salve o backup em um lugar onde você possa recuperar depois na hora de restaurar suas configurações na NOVA instalação do AVAST.
Usei o REVO UNINSTALLER para desinstalar o AVAST, usei o modo AVANÇADO de desinstalação do REVO, que remove qualquer coisa que tenha sido deixada após a desinstalação. Apaguei o que havia sobrado no registro e arquivos que ficaram no HD.
Depois de reiniciar o PC, eu fiz a instalação conforme sugerido, utilizando o arquivo para instalação offline, baixado do link na mensagem acima.
Note que o arquivo de instalação do AVAST que será baixado por aqui é um arquivo COMPLETO, depois que você baixar, nem precisa de internet para instalar, apenas para atualizar as definições de vírus depois.
Se não sabe utilizar o REVO, use o AVAST UNINSTALL UTILITY, conforme sugerido pelo LISANDRO.
O Revo é um bom aplicativo para remover outros que sejam simples.
Ele não é (nem nunca foi bom) para remover app de segurança (antivírus, antimalware, firewall) que por sua própria natureza, estão instalados muito a fundo no próprio sistema operacional. Use sempre a ferramenta dedicada para remover antivírus (quase todos dispõem de uma).