Avast lento na inicialização após atualização

Atualizei o meu Avast (free) para a nova versão (11.1.2245) e ele simplesmente ‘trava’ meu Windows logo após iniciar.

Após a tela de login do Windows são (longos) 5 minutos até que o Avast inicie e o computador responda… Tentei verificar no gerenciador de tarefas qual o processo que estava parando tudo (obviamente, ele não abre antes dos 5 minutos), e os que consomem toda a memória e o disco são os processos “Avast! Antivirus” e o “Avast Settings Backup” (esse último nem sei do que se trata).

Aparentemente, depois que começa a rodar, não há mais problemas (embora eu ainda não tenha tido coragem de executar um escaneamento completo do sistema).

Alguma sugestão para resolver o problema?

Sim há várias sugestões para você tentar:
Primeiro: Verifique se seu dispositivo possui todos os requisitos necessários… (Você pode verifica-los em: “www.avast.com/pt-br/faq.php?article=AVKB44#idt_100”), caso contrario não recomendo que você use o Avast em seu aparelho.
Segundo: Verifique se não há mais aplicativos antivírus em seu computador, utilizar mais de um deste pode causar conflitos entre as aplicações, alem de causar lentidão.
Terceiro: Tente reparar o seu produto avast (Vá para o painel de controle, localize no mesmo a seção “Programas” abaixo deste selecione “Desinstalar um programa”, localize seu produto avast e clique em “Desinstalar”, uma nova janela será aberta perguntando o que você gostaria de fazer clique em “Reparar” e siga os passos indicados pelo programa).
Você também pode tentar desfragmentar a sua unidade de disco (Vá para “Este Computador” localize a unidade de disco em que seu sistema operacional esta instalado (Geralmente em Disco Local (C:)), clique com o botão direito do mouse e selecione a opção “Propriedades” uma nova janela será aberta onde você deve clicar na aba “Ferramentas” após isso clique em “Otimizar”, uma nova janela será aberta onde você deve selecionar a partição em que seu sistema operacional se encontra e clicar em Otimizar), este processo pode demorar…
Espero ter ajudado, caso nada funcione, por favor retorne ao tópico pedindo mais ajuda. Obrigado.