Boa noite a todos!
Primeiramente, não estou aqui para criticar negativamente uma empresa tão renomada e que trabalha para nossa segurança. Entretanto, vem acontecendo certos inconvenientes que me fazem duvidar e pensar sobre a segurança oferecida pela avast. E vale lembrar que é um relato pessoal, cujo não posso comprovar, mas estou sendo sincero e justo com a realidade que vivencio. Cabe a empresa acreditar ou não.
Trabalho como técnico autônomo a algum tempo. E notei algo em comum:
Vários computadores apresentando problemas no sistema, com travamentos, bugs e lentidão.
O que tem em comum nisso? A grande maioria constava com produtos da avast como suítes de proteção ao sistema. E sempre que o abria, seja o avast! free antivirus ou a versão avast Internet Security, apresentavam as mesmas características e sinais:
“Seu computador está seguro”.
Passava um scan completo do sistema com o avast e nada era detectado. E o sistema com o mesmo problema.
Então, passei a utilizar o Hitman Pro, Malwarebytes ou CCE, para tirar prova.
Conclusão:
Seja qual for desses 3 que usei, todos apontaram para o mesmo, principalmente o Hitman Pro, destacando trojan’s e algo que o avast dificilmente detecta: Riskware’s (que não chega a ser um vírus, mas causa muita instabilidade no sistema por sempre estarem ativos na RAM). Esses trojans encontrados, geralmente estavam girando na memória RAM.
Então gostaria de saber. Por que o avast mostra estar tudo bem com o sistema, dando-lhe uma carinha sorridente verde ou, na nova versão, dando-lhe um V verde, fazendo com que o usuário não venha a ter conhecimento dos arquivos maliciosos ativos em seu computador, e não alerta o que realmente está se passando?
A minha solução tomada para tais clientes tem sido, infelizmente, indicá-los outro produto antivírus. Tal como KIS, NIS, BIS ou CIS. (Esse último, estou usando a alguns anos e, sinceramente, não vejo melhor no mercado).
E engraçado, todos os clientes nunca mais reclamaram sobre travamentos e problemas causados por malwares. Entram em contato sempre para esclarecerem dúvidas não voltadas a estabilidade do sistema, mas sim de programas específicos e como usá-los.
Ficaram fãs do meu trabalho e vivem me indicando. Mas não gosto de ter que remover o avast dos sistemas, gostaria que ele mesmo solucionasse de forma efetiva tais problemas.
Por isso entrei em contato com vocês pelo forum, já que todas as vezes que desinstalei o avast, enviei feedback’s durante a desinstalação, juntamente com meu email e nunca obtive uma resposta.
E também, para quem souber explicar bem, gostaria de saber mais detalhes sobre o DynaGen. Desde já agradeço.