Ok.
Obrigado pela resposta e concordo parcialmente. Talvez por eu não ter feito a pergunta de maneira mais clara.
Eu não removo o avast e deixo o computador desprotegido. Costumo substituir o avast por outra suíte de proteção. Como a da Comodo.
Tenho consciência quanto a detecção nunca ser 100% constante em qualquer software antivírus. Até mesmo o tão aclamado engine do BitDefender não consegue.

Mas o fato é: Após a substituição do avast por outro produto, principalmente com o Comodo, o PC fica livre de malwares por todo o ano. Já com o avast, devemos ficar contando com ajuda de programas terceiros, como os de “second opinion scan”.

Me desculpe, mas é impossível evitar a comparação.
Por que outro antivírus consegue manter o SO totalmente livre de malwares durante todo o ano, como o Comodo o faz (mesmo que sua taxa de detecção seja até mais baixa que a do próprio avast), e o avast não consegue manter o sistema limpo?

Quanto aos Riskwares, na próxima demanda de PC’s, voltarei aqui mesmo com prints e links do virustotal tal como me orientou.
Como disse anteriormente, desejo manter o software da avast no pc dos clientes, mas esperava que ele (por si só) pudesse não só solucionar todos os problemas, mas principalmente, evitá-los.
Obrigado mais uma vez.