http://victorh2007.files.wordpress.com/2012/12/deep-web.jpg?w=450&h=288
Deep Web é o conjunto de conteúdos da Internet não acessível diretamente pelos sites de busca. Isso inclui, por exemplo, documentos hospedados dentro de sites que exigem login e senha.
Sua origem e sua proposta são legítimas. Afinal, nem todo material deve ser acessado por qualquer usuário. O problema é que, longe da vigilância pública, essa enorme área secreta – 500 vezes maior que a web convencional – virou
uma terra sem lei, repleta de atividades ilegais e até mesmo eu diria assustadoras.
Os Endereços
Os endereços da Deep Web podem ser bem bizarros, como uma sucessão de letras e números seguida do sufixo .onion, em vez do tradicional .com.
Originalmente, sua função é positiva: proteger conteúdos confidenciais, como os de governos, bancos, empresas, forças militares e universidades, acessíveis somente com login e senha, por exemplo.
Dados ocultos
A Deep Web pode ficar dentro de sites comuns – na forma de arquivos e dados baixáveis – ou escondida em endereços excluídos de propósito dos mecanismos de busca.
O Google e outros buscadores não fazem nem ideia do que tem lá: eles seriam como barcos pesqueiros que jogam suas redes e localizam suas presas apenas na “superfície” do mar.
Não dá para acessar a Deep Web diretamente com navegadores comuns.
O aplicativo mais famoso para se acessar a Deep Web é o “Tor”, uma aplicação de código livre que consiste em uma rede de proxys, esta rede é chamada de onion, e teoricamente garante anonimato para quem deseja acessar a Deep Web.
O lado horrível da Deep Web
O lado assustador e condenável da Deep Web tem um nome: Dark Web.
Lá se encontra de tudo: lojas virtuais de drogas, pornografia infantil e conexões terroristas para a venda de armas.
Como tudo fica, digamos assim, nas profundezas, não há jeito de governos e mesmo a polícia tirarem do ar. É como se estes sites tivessem vida própria, sem donos, registros e qualquer documentação.
Zona de risco
Esta é uma verdadeira zona de guerra.
Muitos destes sites da Deep Web estão repletos de crackers à espera de usuário (vítimas) que possam ser facilmente “fisgados”.
Como não existem filtros de segurança, eles conseguem com facilidade transformar o computador do usuário que se arrisca em um zumbi, controlando-o à distância e também realizando o roubo de dados.
Não recomendo em hipótese nenhuma o acesso a Deep Web, bem como acesso a seus conteúdos, para sua própria segurança.
Não caia na tentação da curiosidade, pois poderá no final lhe custar muito caro.