Não seria uma boa ideia o Avast informar em uma pequena janela que o dispositivo conectado possui um auto-executável além de escaneá-lo (tipo um aviso) com uma opção de bloqueá-lo ou não ? :
Isto poderia evitar muitas contaminações por pen drives, cartões de memória, CDs e DVDs principalmente no Brasil.
O que acham desta ideia para a próxima versão ?
Off.: que maravilha agora ein ? fórum em português
Eu sei que o Avast escaneia arquivos auto-executáveis de dispositivos conectados ou de mídias removíveis.
Mas devido á dificuldade que o Avast tem em detectar trojans bankers brasileiros recém criados bem que poderia ter esse pequeno recurso como tem no firewall Online Armor Free e no Comodo Internet Security (CIS).
Seria uma inovação para antivírus gratuito e evitaria muitas contaminações no Brasil.
O que acha de passar essa ideia para a equipe responsável ?
Uma boa. Só que temos que fazer isto em inglês ;D
Faz tempo que se pede uma melhor proteção para vírus vindo de pendrives.
Felizmente eu não peguei nenhum, o avast bloqueou todos quando precisei.
Abri um tópico no fórum em inglês ( http://forum.avast.com/index.php?topic=63839.new#new ) e quero apenas informar o mesmo aqui que resolvi instalar além do Avast 5 (free) o poderoso firewall Online Armor Free 4.5 que vem com esse recurso e está bem leve em minha velha máquina.
De nada.
Na prática eu penso que ao avast antivirus você poderia acrescentar o Comodo Firewall com o Defense+, isto é, CIS sem o antivirus. Teria um grau de proteção muito bom. Comodo contém uma sandbox e o Defense+ é um HIPS.
A minha máquina é velhinha (Athlon XP 2200+ com 768 MB de memória DIMM 133 e Windows XP Professional) e o CIS nela fica extremamente pesado tornando o boot muito lento assim como a execução dos programas e de sua interface (todo o sistema fica lento).
O Online Armor Free também possui HIPS e sandbox (RunSafer) e foi aprovado em 100% nos testes de vazamento do site Matousec não faz muito tempo. Ele só não está ainda em português do Brasil embora haja alguém do fórum dele disposto a traduzir em breve.
O OA está muito leve consumindo pouquíssimos recursos (memória e processador) ainda que deixe o boot um pouco lento junto com o avast.